Imagem capa - Passo a passo para organizar a festa dos seus filhos por Julie Campanholi
Festa Infantil

Passo a passo para organizar a festa dos seus filhos


Se tem algo que ocupa as mamães e os papais nessa vida, é organizar festas de aniversário para a criançada. São muitos detalhes para pensar, decisões para tomar, fornecedores para contratar e tarefas manuais para fazer. E o sentimento de ver tudo sair do papel e se transformar num dia perfeito para os seus pequenos não tem preço!

Eu fotografo muitos aniversários infantis e vivencio o desfecho de todo um sonho dos pais e dos filhos praticamente todos os finais de semana. Festas grandes, intimistas, exuberantes, minimalistas, em salão, em casa, a noite e de dia, locais fechados e a céu aberto. Cada tipo tem sempre algo em comum: uma história linda para se comemorar!

Depois de tantos anos presenciando todo esse processo, posso dizer que conheço cada etapa e estou apta a te orientar se você é “organizadora” de primeira viagem.

Preparei um Checklist de Festa Infantil para você fazer download, imprimir e usar durante a fase de planejamento e organização para não se perder.

Clique aqui para fazer o download

Agora com o Checklist em mãos, acompanhe o passo a passo abaixo para entender cada item. 


Itens para se organizar:


1. Agenda de fornecedores

Não se engane: anotar num papelzinho e acumular na gaveta não é o suficiente nesse processo. Você vai entrar em contato com muitos fornecedores e pedir diversos orçamentos, e precisa ter tudo anotado da forma mais organizada possível para tomar as decisões finais.

2. Planner semanal

Ter noção do que você tem que fazer a cada semana que antecede a festa é essencial para a organização e evitar imprevistos. Por exemplo: 1 mês e meio antes, você começa a anotar o que deve fazer/decidir por semana, até a última que antecede a festa.

3. Checklist impresso

Essa parte eu já adiantei para você! Clique aqui para fazer o download e imprimir. 


Decisões para tomar:


1. Data

A data é importante para conciliar a real data do aniversário, a disponibilidade dos pais, padrinhos e avós, e pessoas mais importantes que não podem faltar. Também pode interferir no orçamento dos fornecedores (geralmente de sábado é mais caro). 

2. Orçamento

Definir quanto vai gastar e qual a reserva para imprevisto e decisões de última hora é essencial para que a festa não se torne dor de cabeça. 

3. Lista de convidados

Essa parte tem total a ver com o orçamento. Tenha ideia do quanto cada pessoa custará por buffet, por exemplo, ajuda muito a fazer essa etapa.

4. Cardápio

Jantar, petiscos, lanches, porções… as opções são muitas e tudo vai depender do local, horário da festa, estilo da família e convidados… 

5. Tema

Essa parte é a mais legal! Se a criança ainda é pequena para escolher o tema favorito, pense no que está em alta entre os decoradores e na mídia. Você também pode escolher temas neutros e atemporais. Nesse artigo aqui eu te dou 25 ideias de temas para festa de menino! Já nesse outro artigo da Magazine25, tem ideias de temas para meninas!

6. Playlist

A playlist é super importante para manter a festa animada tanto para as crianças quanto para os adultos. Dedicar um tempo nessa etapa pode ser essencial para o sucesso da festa! E lembre-se: não é só na festa em casa que você pode comandar a playlist. Você pode levar as próprias músicas nos buffets e salões de festa também, basta conversar com o organizador antes.


Serviços para contratar:


1. Local / Buffet

Existem vários estilos de festa que podem ser definidas pelo local. Nesse artigo tem 7 ideias diferentes para festa que você vai amar! E se você mora em São Paulo, também tenho algumas indicações para fazer. Aqui eu eu listei 5 locais super bacanas para realizar festa infantil em São Paulo. 

Já o buffet geralmente está incluso com o local, e pode variar de acordo com o tipo de cardápio que você deseja. É por isso que é tão importante consultar muitos fornecedores. 

2. Identidade visual

Vale a pena investir na contratação de um designer para criar uma identidade visual para a festa. Isso inclui a elaboração das artes dos convites, definição de cores, fontes e ilustrações e tudo que envolve a decoração do local.

3. Decoração

O profissional da decoração é essencial para uma festa infantil. É ele que dará “a cara” para a festa e deixará tudo mais alegre. Há um tempo preparei um artigo super completo sobre decoração, com participação de uma decoradora. Clique aqui para ler

4. Complementos da decoração

É importante saber exatamente o que o pacote de decoração inclui, para que você possa contratar ou mesmo comprar itens para complementar a decoração, como balões, esculturas, biscuit. 

5. Fotografia

Todo esse esforço vai ficar gravado só na memória dos convidados e do aniversariante? A memória falha, você sabe. O tempo passa e tudo fica distorcido. Sabe qual a única maneira de evitar isso e eternizar esse momento: investindo na contratação de um bom fotógrafo. 

Eu sou fotógrafa infantil e de família, atuo principalmente em São Paulo e na região metropolitana, mas também realizo destination birthday. Você pode clicar aqui para conhecer meu trabalho de perto. 

6. Animação/recreação

Além da música, outro fator importante para a alegria da criançada é a animação, brinquedos ou qualquer outro tipo de recreação. 


Coisas para comprar/fazer: 


1. Convites

Você pode encomendar numa gráfica, seguindo a identidade visual que o designer criou, ou pode fazer você mesma com a orientação desse profissional. Convites artesanais estão super em alta!

2. Lembrancinhas

Outro item que geralmente é feito de forma artesanal, que também vai utilizar da identidade visual para ter a cara da festa. No site Elo7 você encontra milhares de artesãs que fazem trabalhos incríveis. 

3. Enfeites de mesa

Geralmente os enfeites de mesa também podem ser levados como lembrancinha pelos convidados e, por isso, é importante ter o nome do aniversariante e o tema da festa. 

4. Decoração/itens do lavabo

Geralmente o lavabo do salão não possui decoração, e você também pode pensar nessa parte se achar importante. Plaquinhas no tema da festa, porta sabonete personalizado, lencinhos umedecidos na pia. 

5. Roupas (pais e aniversariante)

As roupas também podem compor a decoração, seja com cores ou estampa. E é claro, os pais não podem ficar de fora dessa. Mas atenção: pense em roupas confortáveis para vocês e os filhos, para que todos possam correr e brincar sem limitações!


Se você ainda não fez o download do PDF Checklist | Festa Infantil, clique aqui para baixar

Não se esqueça de imprimir e deixar bem a vista para não se perder, hen!