Imagem capa - Tudo sobre decoração de festa infantil por Julie Campanholi
Festa Infantil

Tudo sobre decoração de festa infantil


Aquele artigo que toda mamãe e papai precisa ver antes de começar a se descabelar para organizar a festa do/a filho/a! Quer saber por onde começar, como escolher um tema, como funciona a decoração, quais são as melhores opções para cada fase da criança? Então você está no lugar certo!

Apesar de eu ter grande experiência com festas infantis por registrar esses momentos incríveis há muitos anos, chamei uma pessoa especial para deixar esse guia mais completo para vocês: a Ana Agostini, especialista em decoração de festa infantil! Vamos começar?


Planejando a festa infantil


Existem alguns passos que fazem parte do planejamento de uma festa, nessa sequência: lista de convidados, quantidade de comida e bebida, local, tema da festa, buffet, decoração, atividades, convites, lembrancinhas. 

Você pode contratar um organizador para dar conta de tudo, mas também pode colocar a mão na massa e tornar a realização da festa um momento especial para toda família.

De tudo isso, o item mais “definidor” numa festa infantil é o tema. É incrível como a escolha do tema é essencial para o sucesso da festa e diversão das crianças. Para os adultos, pode não parecer algo tão importante, mas para as crianças é o principal da festa, acredite!

“Não sei expressar o quão gratificante é visualizar a reação das crianças ao verem o cenário da sua festa no tema que escolheram. Os olhinhos brilhando, o sorriso no rosto e a fala: Uau, é minha festa!!! Oferecer a oportunidade para a criança escolher o tema faz com que ela participe e sinta que realmente aquele momento foi criado para ela”, nos contou a Ana. 

Por isso é importante dedicar muito tempo para essa decisão, conversar com a criança, pedir sugestões para profissionais e fazer pesquisas.



O que considerar na hora de escolher o tema da festa


Perguntei para a Ana quais são os principais pontos que os pais devem considerar na hora de escolher o tema da festa da criança, para não cometer erros já que é o mote da festa. 

Festas de 1 ano: O primeiro aniversário é sempre importante inclusive para os pais ensaiarem a produção de uma festa importante para o bebê. De acordo com a Ana, nesse caso o tema precisa ser atemporal, como Circo, Floresta, Safari, Brinquedos, Bonecas, Bailarina, Bosque, entre outros. “Nesta fase a criança se identifica mais com as cores, sons e texturas e não com um personagem específico”, explica Ana.



A escolha do local: Outro ponto importante é que o local seja compatível com o tema escolhido e vice versa. “Uma decoração Candy Colors em um espaço muito escuro não ficará bacana, por exemplo”. Por isso é importante consultar um profissional!

Espaço: “Sugiro também verificar a proporção do cenário com o espaço físico, não adianta fazer um mini table em um espaço gigante ou um cenário grande em um espaço minúsculo. A proporção interfere muito no resultado geral final e sua decoradora pode ajudar na melhor escolha”, explica.



Quais São os temas mais em Alta para 2020


Essa é a pergunta que você já estava se fazendo, não é mesmo? Eu sei que nessa fase do ano, quem vai realizar uma festa no primeiro semestre de 2020 já está fazendo suas pesquisas e começando a organizar tudo! Por isso, a Ana listou aqui quais serão os temas em alta para o ano que vem.

>> Lançamentos Disney sempre alavancam as vendas, para 2020 teremos o lançamento do Filme Frozen 2. Acredito que será um dos destaques assim como Star Wars;

>> Uma tendência que parece ter chegado para ficar são as festas afetivas que levam em consideração objetos ou elementos importantes no dia a dia da criança. São as decorações exclusivas;

>> Cenários desconstruídos também continuam em alta independente do tema escolhido.

Mas antes de escolher o tema, considere também:

  • Quais são os desenhos, filmes e personagens favoritos da criança;
  • Quais são os brinquedos que ele mais usa com os amigos;
  • Quais são as cores que ela mais gosta. 






O que não pode faltar na festa


Vamos àquele checklist para não esquecer de nenhum item, hen!

  • - Balões
  • - Bolo e muitos docinhos
  • - Salgadinhos e coisas fáceis de comer em pé (correndo, brincando)
  • - Música, muita música
  • - Brincadeiras e recreação
  • - Brinquedos
  • - Decoração temática
  • - Bebidas para adultos
  • - Lembrancinhas
  • - Fotografia profissional


Do que adianta fazer tudo isso se não for para registrar e eternizar cada segundo em um belo álbum de fotos, hen? Conheça o meu trabalho com festas infantis clicando aqui.



Sobre a Ana Agostini Decorações


Ana atende São Paulo/capital e região metropolitana. Atualmente trabalha com um pacote de decoração da mesa principal que inclui: mobília, painel de fundo, balões, piso, flores naturais, doces simples, doces decorados, bolo cenográfico, louças vidros e suportes, itens decorativos, montagem e desmontagem. Fico responsável pela mesa principal e todos os seus detalhes.

Conheça mais do trabalho dela pelo INSTAGRAM e também pelo FACEBOOK