25/04/2020 às 14:42 Papo com Especialista

Papo com Especialista | saúde da criança durante a quarentena

478
3min de leitura

Há algumas semanas publicamos um artigo sobre educação, falando sobre como os pais podem manter os estudos dos filhos em tempos de isolamento social e aulas presenciais pausadas (você pode ler o artigo completo clicando aqui). 

O artigo fez tanto sucesso que nos fez perceber uma demanda grande de dúvidas que os pais tem durante esse período, e que somente especialistas podem tirá-las. 

Nasce então uma série de artigos chamada Papo Com Especialista. Para acompanhar todos os posts, basta clicar na categoria com o mesmo nome aqui dentro do blog.

Convidamos para o conteúdo de hoje a minha xará e Pediatra Julie Anne Colnago, que é Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e Especialista em Hematologia Pediátrica pela Universidade Federal de SP.

São muitas as problemáticas que esse período fez surgir: 

- Os pais devem evitar ao máximo expor os filhos aos ambientes hospitalares por conta do Coronovírus;

- Durante esse período de outono e inverno, os problemas respiratórios e gripes por vírus são mais comuns;

- O confinamento e falta de acesso à ambientes abertos e sociais podem diminuir a imunidade das crianças;

- Os pais estão trabalhando em casa, aumentando o contato físico com as crianças, aumentando a produção de sujeira na casa. 

Conversamos com alguns pais e elencamos as dúvidas mais comuns entre eles, para a Dra. nos auxiliar nesse processo. Confira abaixo a entrevista na íntegra!

Pergunta: Quais complicações mais comuns que as crianças podem ter agora no inverno?

Resposta: As patologias mais frequentes no inverno são as respiratórias como crises de rinite e asma, infecções das vias aéreas superiores como faringites, resfriados e gripes e das vias aéreas inferiores como as pneumonias.

Como os pais podem prevenir ou mesmo ter os cuidados em casa?

A prevenção se baseia em manter a casa sempre limpa. O ideal é passar aspirador de pó e não usar vassoura para não levantar a poeira e depois passar um pano com álcool. Também deve-se evitar aglomerações e contato com pessoas doentes. 

Outro ponto importante é que, como a umidade do ar cai muito neste período deve-se redobrar a atenção para o consumo de água, limpeza das narinas com soro e, se necessário, até usar um umidificador.

Em quais casos a ida ao hospital é insubstituível? 

Deve-se procurar o hospital se a criança apresentar febre alta e constante com duração superior à 72h ou falta de ar. 

Mas é sempre bom lembrar que todos os cuidados de proteção devem ser tomados, como o uso de máscara, vestimentas totalmente cobertas e não tocar em objetos e móveis do ambiente. 

Quais cuidados os pais devem ter em casa?

Lavar sempre as mãos das crianças constantemente, pois elas mexem em tudo e sempre as colocam na boca. Também deve-se tomar bastante água, umidificar as narinas com soro e higienizar a casa com frequência com álcool.

Outro ponto importante é que, as crianças ficando mais em casa e os pais trabalhando também em casa, os acidentes domésticos são mais frequentes. Tenha mais atenção com panelas no fogão, quedas da cama, ingestão de objetos pequenos e produtos de limpeza.

Qual a importância de contar com o apoio fixo de um pediatra nesse momento?

Toda criança deveria ter um pediatra para chamar de seu! Mas sabemos que isso é muito difícil, pois em muitos estabelecimentos do SUS ou planos de saúde há uma troca frequente de médicos e os médicos muitas vezes são responsáveis por tantos pacientes numa região que não consegue atender todos no caso de uma emergência por exemplo.

Mas seria o ideal toda criança ter o seu médico de rotina e tentar consultá-lo antes de ir ao PS a fim de evitar uma exposição desnecessária.

Tem mais alguma dúvida para a Dra. Julie?

Comente aqui embaixo sua dúvida!

Ah, e fique de olho aqui no blog que logo mais tem mais Papo Com Especialista!

25 Abr 2020

Papo com Especialista | saúde da criança durante a quarentena

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como cuidar da saúde da criança em casa como evitar problemas de saúde coronavirus covid-19 crianças em casa cuidados que os pais devem ter em casa dicas de cuidados saúde criança dicas de saúde papo com especialista pediatra pediatria saúde da criança

Quem viu também curtiu

09 de Abr de 2020

Educação em casa | como manter os estudos dos filhos em tempos de isolamento?

08 de Mai de 2020

Papo com especialista | educação na quarentena

29 de Abr de 2020

Papo com Especialista | Alimentação durante a quarentena