Imagem capa - Newborn Lifestyle por Julie Campanholi
Newborn lifestyle

Newborn Lifestyle


Conheça esse estilo de fotografia de recém nascido


Quem acompanha meu trabalho nas redes sociais sabe que minha paixão pela fotografia é especial, isso porque minha missão pessoal e profissional é registrar momentos especiais, trabalhar com o coração e emoção à flor da pele. 

Fotografar crianças e famílias é incrível e cheia de surpresas, principalmente porque o meu estilo de fotografia é o lifestyle, que preza pela espontaneidade. E não é diferente na hora de fotografar os mais pequenos, os recém nascidos! 


Porque fotografar o bebê recém nascido?

Se você é mamãe ou papai de primeira viagem, com certeza já ouviu alguém dizer “eles crescem tão rápido” ou “o tempo passou que eu nem vi”. E é verdade. No primeiro mês do bebê, a transformação e desenvolvimento é diário. Muitas vezes, na correria do dia a dia a adaptação da vida à chegada do pequeno, é comum que os pais se esqueçam de tirar fotos e registrar essas pequenas mudanças. 

A fotografia newborn surgiu exatamente para sanar essa necessidade dos papais, e fazer registros dessa primeira fase, que é encantadora e delicada. 


O que é fotografia newborn 

A fotografia newborn é recente no Brasil, se popularizou mesmo há 7 anos. Tradicionalmente, consiste em fotos posadas do bebê entre seu quinto e décimo quinto dia de vida, quase todas (ou todas) dele dormindo, em poses diversas que o fotógrafo especializado consegue propor por conta flexibilidade do bebê. Geralmente, é feita em estúdio, com cenários e acessórios. 


E a fotografia newborn lifestyle? 

Existe uma variação da fotografia newborn, que é o estilo que eu trabalho, o lifestyle. O newborn lifestyle, como o próprio nome sugere, é a fotografia do recém nascido no contexto familiar, do seu estilo de vida. 

A ideia é fotografar o bebê na companhia de sua família, no ambiente da sua casa, em lugares como o berço, trocador, sofá, e também no colo dos pais (ou irmãozinho e irmãzinha), com a mamãe amamentando e os pais o acariciando. Ou seja, a rotina da família. 

Eu gosto muito mais desse tipo de fotografia porque é muito mais natural e próxima a realidade da família, o que gerará muito mais emoções anos depois, quando estiverem folheando o álbum de fotos de infância. 

Uma outra diferença do newborn em estúdio e em casa é a idade do bebê. No caso da lifestyle, o bebê pode ter entre 15 e 30 dias. 


Como é feito o ensaio newborn lifestyle?

Eu costumo dizer que a fotografia lifestyle de recém nascido é “stress free”. Diferente da fotografia de estúdio, onde o bebê e os pais não estão acostumados com o ambiente e podem estar tensos, e onde os equipamentos e acessórios precisam de higienização, esterilização e muito cuidado. A fotografia lifestyle acontece na casa do bebê, em seu ambiente, com seus cobertores, mantas e brinquedos, gerando muito mais segurança para os papais mais preocupados. 

Eu passo algumas orientações para a família, ideias de locais, poses e gestos, mas sempre peço para eles se sentirem o mais confortáveis possível durante todo o processo. 

Gostou? Então vamos conversar!  

Clique aqui para conversar comigo agora mesmo :)