18/06/2020 às 18:08

#ficaemcasa | filmes, séries e desenhos educativos

230
5min de leitura

No #FicaEmCasa dessa semana, vamos ajudar os papais com uma dificuldade que hoje alcança muito mais famílias: home office.

Trabalhar em casa já era uma realidade para profissionais remotos, mas a pandemia e a necessidade de distanciamento social transformou umas salas e mesas de cozinha em escritório.

Ficar a maior parte do dia perto dos filhos pode ser algo gratificante, porém pode ser também um desafio se você precisa cumprir as mesmas demandas de quando trabalhava presencialmente na empresa.

Fica mais fácil estar ao lado dos pequenos enquanto se trabalha, de fato. Mas, ao mesmo tempo, esse contato pode ser estressante, já que é difícil separar o espaço profissional do familiar, e você pode acabar sentindo que nenhum dos trabalhos tem fronteiras bem definidas.

Também é comum que as crianças não entendam que, apesar de você estar em casa, precisa trabalhar durante várias horas. 

O primeiro passo para lidar com tudo isso é entender que, sim, as telas provavelmente estarão em mais horas do dia que o habitual. Mas, que tal fazer disso um aliado na educação e desenvolvimento dos pequenos?

Separamos algumas listas de filmes, séries e desenhos para você apresentar para seus filhos, diverti-los e ainda ensinar belas “lições de vida”.

FILMES

Alguns filmes dessa lista fizeram parte da sua infância ou adolescência. Decidimos indicar filmes atemporais, com grandes lições e que causaram grande impacto em algumas gerações. Se seus filhos são pequenos, não deixe de dar essa oportunidade de eles conhecerem algumas dessas grandes obras. 

Vida de Inseto (1998)

Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

Monstros S.A. (2001)

Mike e Sulley vivem na cidade dos monstros e trabalham numa empresa especializada em assustar crianças à noite. Um dia, uma pequena humana chamada Boo consegue passar para o outro lado e, a partir daí, muitas confusões começam a acontecer.

A Era do Gelo (2002)

No primeiro filme da saga, o mamute Manny, a preguiça Sid e o tigre Diego têm de proteger um bebê humano, durante uma migração glacial. A partir daí, inicia-se uma grande aventura recheada de emoção e companheirismo!

Lilo & Stitch (2002)

Concebido como experiência genética proibida, Stitch é condenado à exclusão, mas o animal esperto consegue se passar por um cachorro para ser adotado. Aos poucos, ele se torna grande amigo da pequena Lilo, integrando a família mesmo sem possuir laços de sangue com a garota e sua irmã mais velha.

Mas, é claro, alguns filmes também marcaram gerações mais recentes. Confira a lista:

Up: Altas Aventuras (2009)

Up: Altas Aventuras mostra uma história doce e otimista sobre a amizade entre um idoso e uma criança. Além de divertido, o filme acerta ao ousar tocar nos temas do envelhecimento e da mortalidade, assuntos com os quais as crianças, muitas vezes, têm pouco contato.

Como Treinar o Seu Dragão (2010)

Em Como Treinar o Seu Dragão, o protagonista é um menino viking que, ao contrário de seu pai e toda a sua tribo, não quer matar dragões. Ele desenvolve uma grande amizade com um dos dragões mais perigosos do mundo e prova para todos que essas criaturas podem ser muito mais inofensivas do que se imagina.

Procurando Nemo (2012)

Um dia, cansado dos sermões do pai, Nemo abusa da sorte para mostrar que pode se virar sozinho, mas acaba sendo capturado por um pescador. Decidido a não perder o pouco que restou da sua família, seu pai, Marlin, inicia uma missão impossível: achar o filho. Para isso, ele conta com a ajuda de Dory, um peixe azul que sofre de perda de memória recente.

Valente (2012)

Merida, princesa de um reino escocês, não aceita se casar com um príncipe como manda a tradição. Irritada com os pais, ela encontra uma bruxa que a concede um desejo, mas logo percebe que sua escolha apenas tornou a situação mais complicada.

Divertida Mente (2015)

Um dos filmes mais criativos dos últimos anos! Em Divertida Mente, entramos na cabeça de uma menina de onze anos e conhecemos de perto suas emoções. Essa história mostra de forma divertida e cuidadosa a “montanha-russa” emocional vivenciada no fim da infância, numa verdadeira aventura.

Turma da Mônica: Laços (2019)

Diretamente do universo do Maurício de Souza para las telonas, o filme Laços foi o primeiro live action (com pessoas reais) da produtora.  O filme chegou a quase 2 milhões de telespectadores e sua classificação é Livre. 

SÉRIES NETFLIX

Para um entretenimento mais “prolongado”, a Netflix investiu pesado na produção autoral de séries infantis. Separamos aqui os que mais estão em alta.

She-Ra e as princesas do poder

Essa série infantil é um reboot da série ‘She-Ra: Princesa do Poder’ de 1985. A série que estreou na Netflix em 2018, conta a história da jovem Adora que com a ajuda de She-Ra, combatem o mal Hordak e sua Horda. 

Carmen Sandiego

Para que não conhece, Carmen Sandiego é um personagem do jogo de detetive ‘Where in the World Is Carmen Sandiego?’ da década de 80. Na série com duas temporadas da Netflix, Carmen é uma espiã que roda ao mundo combatendo a academia V.I.L.E. – e com toda sua ingerência e expertise, Carmen irá deter ladrões roubando dos ladrões. 

Hilda

Essa personagem fofíssima e aventureira teve que se mudar de sua casa no campo para viver na cidade grande, mas Hilda não deixou abalar sua criatividade. Nessa aventura novas amizades e desafios terão que ser enfrentados, agora com os novos amigos da cidade.

Ninkago: mestres do Spinjitzu

Treinados pelo mestre Sensei Wu, os quatro jovens adeptos da técnica Spinjitzu, lutam para combater Lorde Garmadon e seu exército maligno. A série animada baseada na linha de brinquedos LEGO Group, se insere em vários mitos da cultura japonesa e chinesa, sendo assim, uma diversão garantida e de quebra uma introdução a cultura oriental.

DESENHOS ANIMADOS

Masha e o Urso

Masha e o Urso é um desenho animado educativo inspirado em um conto folclórico russo, transmitido oralmente de geração em geração. A série conta as aventuras de uma garota chamada Masha e seu amigo Urso, responsável por protegê-la de suas próprias confusões.

Patrulha Canina

Na Baía da Aventura, um garoto de 10 anos ajuda um grupo de filhotes muito espertos para solucionar desafios e salvar a cidade. Patrulha Canina é uma animação canadense que estreou em 2013 e hoje é sucesso entre os pequenos.

Mundo Bita

Criado por uma produtora pernambucana, Mundo Bita é um desenho animado educativo que transporta os pequenos para um lugar mágico, divertido e inspirador. 

ABCs

Desenvolvido com o apoio de especialistas em educação, ABCs é um desenho animado educativo da Playkids que estimula os pequenos a se comunicarem com criatividade e clareza, por meio de músicas muito divertidas. As melodias ajudam crianças em idade pré-escolar a reconhecerem sons e formas das letras do alfabeto, mostrando como elas fazem parte da nossa vida.

ALÉM DAS TELAS

Sabemos da importância das atividades “offline” e sem tecnologias para o desenvolvimento das crianças. Para isso, queremos relembrar que já rolou um “papo de especialista” sobre educação durante a quarentena, com várias sugestões de brincadeiras e atividades para fazer com a criançada. Clique aqui para conferir e continuar a leitura !

18 Jun 2020

#ficaemcasa | filmes, séries e desenhos educativos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

desenhos desenhos educativos ficaemcasa filmes filmes educativos filmes infantis infantil lista neflix infantil series séries educativas séries infantis

Quem viu também curtiu

20 de Mar de 2020

A importância de brincar | Dia Mundial da Infância

25 de Jun de 2020

#FICAEMCASA | atividades e brincadeiras para entreter as crianças

25 de Nov de 2019

O que não pode faltar no aniversário de 1 ano