08/05/2020 às 20:08 Papo com Especialista

Papo com especialista | educação na quarentena

308
3min de leitura

Artigo colaborativo:

Débora Luiza Alves Macedo Cunha

Bacharel em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Atualmente atua como professora da rede particular com Educação Infantil. 

Estamos vivendo momentos muito difíceis com a chegada do novo Coronavírus. Os que mais sentem o peso da mudança sem dúvida são os pequenos. Foram privados de ir à escola, de brincar no parquinho, de ver os amigos, abraçar os avós e até de comemorar o próprio aniversário. É nessa hora que surgem muitas dúvidas na cabeça dos pais, principalmente em como manter uma rotina em casa após a pausa das aulas.

Para iniciar uma rotina de estudo em casa, primeiramente é de extrema importância conversar com a criança e explicar tudo o que está acontecendo, mesmo que muitos já estejam acompanhando na TV. O porquê de não sair de casa, de não frequentar a escola entre outras mudanças da rotina do pequeno, utilizando para esse diálogo uma linguagem adequada para a faixa etária da criança. 

Depois da conversa, vocês devem construir juntos a nova rotina, explicando cada atividade e o horário em que vai ocorrer. É ideal que continuem seguindo o horário em que eles já estavam acostumados a realizar determinadas atividades, principalmente as escolares. Se a criança frequentava a escola pela manhã, deve fazer as tarefas escolares no período da manhã e assim sucessivamente. Tudo isso deve ser colocado em um papel para que a criança tenha referência, em texto (caso a criança já leia) ou em imagens, de forma bem lúdica.

Para além da “lição de casa”

O envolvimento da família tem um papel importante no aprendizado da criança, dando continuidade a educação escolar e promovendo o desenvolvimento cognitivo. Há diversas maneiras de estimular o desenvolvimento cognitivo e intelectual além das atividades já enviadas por algumas escolas, principalmente de forma lúdica e criativa. Darei algumas dicas para auxiliar nesse processo. 

Quebra-cabeça: Aumenta a consciência espacial e visual, resolução de problemas, coordenação motora, desenvolvimento social promovendo o jogo cooperativo.

Brincadeiras de adivinhação: Desenvolve a capacidade de abstração, criatividade e concentração.

Contação de história: Promove interação, instiga a imaginação, a capacidade de escutar, dar sequência a fatos e ampliar o vocabulário.

Amarelinha: Desenvolvimento da coordenação motora, controle e ritmo corporal, força muscular, equilíbrio, noção de espaço, sequência numérica, desenvolvimento social, ganhar ou perder.

Culinária: Exercita o trabalho em equipe, capacidade de organização e de seguir orientações, paciência, desenvolve conceitos matemáticos como quantidades e medidas.

Brincadeira com massinha: Desenvolve a coordenação motora, imaginação, criatividade, concentração, estimula a matemática através das cores, formas e texturas. Vocês ainda podem confeccionar a massinha juntos antes de brincar.

Organização dos próprios brinquedos: Estimula concentração, organização e conceitos matemáticos como cor e tamanho.

Brincadeiras com nomes: Estimula o contato com as pessoas que fazem parte da família, reconhecimento das letras e sons. 

Assistir filmes e desenhos infantis: Desenvolve a fala, a escuta e a concentração.

Desenhar: desenvolve o cognitivo, a coordenação, a imaginação, afirma sua personalidade, desenvolve seu senso artístico, expressa emoções, cores, formas e texturas. 

Nostalgia e inovação

Muitas vezes um simples momento entre a criança e a família pode ser essencial. Porque não aproveitar para ensinar brincadeiras da sua época? 

Existem ainda muitas outras brincadeiras além das citadas que desenvolvem o cognitivo, como vivo ou morto, brincadeiras com água, jogos de adivinhação, de tabuleiro e etc. 

As tecnologias como celular, tablet e internet, também podem auxiliar nesse processo quando utilizados de forma adequada, é preciso controlar o tempo para essa utilização e estarem sempre atentos ao que as crianças estão assistindo. 

Vocês ainda podem encontrar muitos blogs, sites e vídeos no youtube com muitas dicas para auxiliar. 

- Site: São Paulo para crianças. – www.saopauloparacriancas.com.br

-  Site: Escola Games - www.escolagames.com.br

- Canal do youtube – Varal de histórias

- Site: Aprendizagem criativa em casa -www.aprendizgemcriativaemcasa.org

- Instagram/facebook – Reaprender para incluir – traz atividades para inclusão. Porém nesse período de quarentena tem trazido atividades para todos. 

Quer compartilhar sua experiência com outros pais? comente aqui embaixo e vamos juntos lutar pela educação das próximas gerações :) 

08 Mai 2020

Papo com especialista | educação na quarentena

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

educação ensino escola escola na quarentena estudar na quarentena papo com especialista

Quem viu também curtiu

25 de Abr de 2020

Papo com Especialista | saúde da criança durante a quarentena

09 de Abr de 2020

Educação em casa | como manter os estudos dos filhos em tempos de isolamento?

29 de Abr de 2020

Papo com Especialista | Alimentação durante a quarentena