Imagem capa - Ensaio fotográfico de acompanhamento - tipos e estilos por Julie Campanholi
Acompanhamento

Ensaio fotográfico de acompanhamento - tipos e estilos

A fotografia tem dois papéis importantes na vida de todas as pessoas: congelar momentos e eternizá-los para serem revividos sempre; contar histórias completas, como uma linha do tempo.


Eu amo poder proporcionar essas duas magias para meus clientes, amigos, familiares. É incrível como a fotografia tem um papel essencial na sociedade, nas famílias, na história da vida. 


Essa intenção fez nascer um tipo especial de fotografia: a fotografia de acompanhamento. Como o próprio nome sugere, a ideia é acompanhar e registrar a linha do tempo de uma pessoa ou família. 


No artigo de hoje, quero compartilhar com vocês um pouco sobre cada tipo de acompanhamento que um fotógrafo pode fazer para você e seus momentos especiais. 



Acompanhamento do primeiro ano

Geralmente começando pelo newborn, o acompanhamento do primeiro ano de vida do bebê pode ser feito duas formas: mês a mês ou trimestralmente. Assim, cada mini ensaio resultará em fotos de uma nova fase do bebê. 


Sabe quando dizem “eles crescem muito rápido que a gente nem percebe”? Isso é verdade mesmo! Na correria do dia a dia nem sempre nos damos conta das pequenas mudanças que acontecem no corpinho do nosso bebê.


Com o ensaio de acompanhamento, vocês terão para sempre um álbum com cada fase deliciosa que ele passou por esse ano incrível cheio de transformações.




Acompanhamento anual de família

Quantas coisas podem acontecer em um ano inteiro? Muitas, né? É incrível como nossa vida pode se transformar nesse espaço, e como é importante reconhecer nosso crescimento e evolução ano após ano. Não é a toa que na nossa cultura seja tão importante comemorar a virada do ano e nossos aniversários. São dois momentos que conseguimos enxergar o fim de um ciclo e o começo de outro. 


O acompanhamento anual consiste em um ensaio anual da criança, da família ou ambos. Algumas famílias gostam de aproveitar o natal e o ano novo para fazer ensaios temáticos, com a decoração da casa como cenário, para poder dar ainda mais significado às fotografias. 






Se é um momento tão importante na vida de todos, porque não registrar com um profissional? Em tempos em que todos tiram fotos o tempo inteiro com o celular, já não existem aquelas fotos que merecem ir para um quadro na parede, um porta retrato na estante ou no cartão de natal da família. Será que sua família não merece ter sua história registrada de maneira única?


O estilo de fotografia lifestyle se torna essencial nesse tipo de acompanhamento, em que a intenção é mostrar a família como ela é, em seu ambiente de conforto, no seu lar. A fotografia de família lifestyle registra momentos espontâneos, cotidianos, de distração, interação, brincadeiras, risadas. Assim, além de reviver o momento ao folhear o álbum anos depois, vocês poderão reviver os sentimentos!


Gostou da ideia e quer marcar o ensaio da família para esse natal? Clique aqui para conversar comigo pelo WhatsApp. 

Beijos e até o próximo artigo!