12/02/2020 às 23:02 Artigos

Valentine’s day, amor e fotografia

265
3min de leitura

Dia 14 de fevereiro é o Valentine’s Day. Estou compartilhando conteúdo sobre a data lá no meu Instagram, e então decidi escrever um artigo inteiro dedicado a esse tema tão especial.

Por que é comemorado o Valentine’s Day em todo o mundo? 

A história por trás do Valentine’s Day é muito bonita e inspiradora. A tradução do nome do feriado é Dia de São Valentim. São Valentim foi um padre romano no século 3, que foi declarado santo no século 5 pelo Papa Gelásio. 

Na época, o imperador de Roma decidiu proibir o casamento pois entendia a união do homem e da mulher como empecilho para que os homens lutassem nas guerras. Muitos se negavam a lutar para não abandonar suas esposas e família, e por isso o matrimônio foi proibido. 

Crente no amor, e entendendo que o matrimônio faz parte dos planos de Deus e dá sentido à vida, o padre Valentim continuou celebrando casamentos às escondidas. Quando descoberto, foi preso e condenado à morte. 

Segundo os relatos, durante seu tempo confinado os moradores da cidade enviavam cartas e flores para o padre em agradecimento. 

Diz a história que nesse período o padre se apaixonou pela filha do carcereiro e, no dia da sua execução, entregou uma carta com a seguinte assinatura no final: “do seu Valentim”. Desde então, “ser seu valentim” virou sinônimo de “ser seu namorado” na cultura romana. 

Essa história explica o porque que o Dia de São Valentim não é como o dia dos namorados, e sim um dia de celebração do amor e do próprio matrimônio. 

Qual a diferença do Valentine’s Day para o nosso Dia dos Namorados?

Nós comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de junho. A data surgiu apenas em 1948, em São Paulo, e foi se espalhando aos poucos pelo país. A data antecede o Dia de Santo Antônio, o santo católico casamenteiro, e foi escolhida justamente por isso. 

Mas a data não existe por esse motivo. A verdade por trás da data nem é tão romântica assim. Resumindo, um publicitário paulista criou a data para aumentar as vendas na loja do cliente. 

O nosso Dia dos Namorados é literalmente uma data para presentear o namorado e a namorada e comemorar o relacionamento. Muitos casados também comemoram com a explicação de que  “são eternos namorados”, mas a verdade é que a data é voltada para os namorados mesmo. 

Sendo assim, sua maior diferença para o Dia de São Valentim, além de sua origem nada romântica, é a sua celebração de que se dá para os namorados, e não para o amor em si. 

O casal como centro da família

Ao falarmos de amor, também falamos de família. Como São Valentim dizia, o matrimônio dá sentido à vida e é o centro da existência humana. Mas, sabemos que, infelizmente, a rotina de trabalho e até mesmo as atividades de seus novos papeis como pais faz com que os casais acabem se afastando da sua essência. 

O dia de São Valentim vem para nos lembrar de que o amor que uniu duas pessoas não pode ser esquecido perante o caos da vida moderna e as dificuldades familiares. As mulheres que se tornam mães não devem esquecer de seus papéis como esposas, e os homens que são pais também não devem se esquecer de suas obrigações como esposos. É preciso dar manutenção ao companheirismo, amizade, amor, desejo, respeito e tudo mais que envolve uma relação saudável. 

É sempre bom lembrar que, quando o casal se vê como centro da família e não os filhos, eles se tornam mais fortes para criar seus frutos e dão melhores exemplos de relacionamentos. 

O papel da fotografia na celebração do amor

Defendo para o mundo que a fotografia é muito mais do que congelar momentos. Eu vivencio diariamente o brilho nos olhos acender durante ensaios de família onde todos se abraçam, brincam, expressam seus sentimentos e passam por 1 ou 2 horas se observando, interagindo sem interferências. 

A fotografia tem o poder de reativar sentimentos, fazer refletir, fazer amar. Muitas famílias já descobriram isso e colocaram na sua agenda pelo menos 1 ensaio de família anual, para poder acompanhar o crescimento, desenvolvimento e mudanças da família ano após ano. 

12 Fev 2020

Valentine’s day, amor e fotografia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amor dia de são valentim fotografia fotografia de família fotografia em são paulo julie campanholi fotógrafa Julie campanholi fotografia valentine's day

Quem viu também curtiu

25 de Nov de 2019

O que não pode faltar no aniversário de 1 ano

06 de Jan de 2022

Frases para legendas suas fotos de gestante 

24 de Nov de 2023

Tendências para Festa Infantil em 2024