09/12/2019 às 20:47 Ensaio de família

Saiba tudo sobre Ensaio de Família Lifestyle

892
4min de leitura

Não é novo o costume de fazer registros da família. Antes mesmo da câmera fotográfica surgir, as famílias já faziam isso através das pinturas. A necessidade de eternizar nossos rostos para que se lembrem de nós após gerações, sempre existiu. Mas essa ideia evoluiu para a necessidade em rever momentos antigos, reviver sentimentos. Eternizar não só os rostos, mas as situações e as ocasiões. 

Depois da popularização da câmera passou a ser difícil não encontrar um álbum de fotos na casa de qualquer família. Dos aniversários, batizados, casamentos, books profissionais das crianças e tudo mais. 

Mas daí veio o smartphone, a câmera selfie e registrar os momentos se tornou parte do dia a dia de todos, crianças e adultos. Todos fotografam tudo, até prato de comida, não é mesmo?

Apesar disso ser maravilhoso, o que se perdeu nesse caminho foram as fotos profissionais, feitas com qualidade, impressas e enquadradas. As fotos espontâneas também foram ficando para trás, já que todos tiram as próprias fotos. 

Percebe como todo tendência é um ciclo que se repete de tempos em tempos? Na era dos selfies, os profissionais da fotografia voltaram a ficar em alta pela necessidade de fazer registros autênticos. 

Não foi diferente com a fotografia de família.As famílias perceberam a necessidade de fazer registros espontâneos e que contam suas histórias. 

Por que fazer?

Além de ser uma necessidade intrínseca em todas as pessoas, existem vários outros motivos para você e sua família investirem em contratar um profissional da fotografia para fazer um registro especial e atemporal de vocês.

O primeiro deles pesa mais nos pais: o tempo passa rápido e as crianças crescem mais rápido ainda. Todo mundo comenta isso mas você só se dá conta mesmo quando se torna pai/mãe também. 

Outro motivo cabe para todos os tipos de família: vocês poderão usar as fotos em diversas ocasiões especiais. Aniversários, casamentos, natal ou mesmo a decoração da casa.

E o que eu acho mais bonito, é que um dos papéis mais importantes da fotografia de família é possibilitar que todos possam reviver os bons sentimentos que existem entre as pessoas envolvidas, todo o amor, carinho e respeito. Em momentos difíceis é importante ter esses registros para todos saberem o quanto vale a pena vencer cada pequena barreira do dia a dia.

A fotografia lifestyle

Espontaneidade é a palavra que adjetiva a fotografia lifestyle. É por isso que é o estilo de fotografia mais procurado quando se trata de ensaio de família. 

O profissional da fotografia tem o dever de orientar a família, mas o que manda mesmo é “a vibe”, o clima da família e suas histórias. A ideia do ensaio lifestyle de família é registrar momentos de intimidade e rotina, fazendo cliques de sorrisos espontâneos, brincadeiras e interações. 

Dicas para a família

Algumas dicas podem te ajudar nesse processo de realizar um ensaio com sua família para tornar ele ainda mais especial. 

Converse com seu fotógrafo

É importante que a pessoa que vai registrar esse encontro conheça bem vocês, saibam suas preferências, costumes, hobbies. Entenda o que vocês querem com esse ensaio, o que vocês esperam. 

Pense na beleza do simples

Pense nos momentos simples do dia a dia que você vê beleza e importância, e conte para o fotógrafo te orientar como vocês podem reproduzir esses momentos. 

Não force poses e risadas

Ao invés de forçar poses e risadas, faça interações sinceras e brincadeiras que fazem parte da realidade de vocês. As risadas surgirão e o profissional terá capacidade de congelar cada sorriso.

Converse com as crianças antes

É importante que as crianças estejam conscientes do ensaio, de como vai ser, como devem se comportar. Assim não ficarão nervosas, irritadas ou surpresas. 

Dicas para fotógrafos

Se você é profissional da fotografia e acompanha meu conteúdo por aqui, também separei dicas para vocês, principalmente se você está iniciando essa jornada. 

Ajude na escolha dos locais

O lar da família pode ser a principal “locação”, mas vocês podem expandir para quintal, área, sacada ou varanda, parquinho do condomínio e espaços que também fazem parte do dia a dia de todos.

Sugira figurinos

Geralmente as famílias não sabem como devem se vestir e por isso é importantíssimo que você dê sugestões, como jeans e camiseta branca, roupas claras ou coloridas. 

Inclua hobbies

Converse com a família e descubra quais são os hobbies e costumes que podem ser reproduzidos durante uma tarde de ensaio. 

Inclua pets

É sempre bom lembrar que os pets também fazem parte da família e além de poderem, muitas vezes devem participar dos ensaio. 

Entre em contato comigo e peça seu orçamento! Clique aqui para conversar comigo pelo WhatsApp. 

Beijos e até o próximo artigo!

09 Dez 2019

Saiba tudo sobre Ensaio de Família Lifestyle

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio de família família fotógrafa de família fotografia fotografia de família fotografia em são paulo fotografia lifestyle Julie companholi

Quem viu também curtiu

25 de Nov de 2019

O que não pode faltar no aniversário de 1 ano

06 de Jan de 2022

Frases para legendas suas fotos de gestante 

16 de Dez de 2019

Dicas para fazer um aniversário minimalista