Imagem capa - Ensaio de espera - tudo o que você precisa saber sobre ensaio gestante por Julie Campanholi
Ensaio de espera

Ensaio de espera - tudo o que você precisa saber sobre ensaio gestante


Acredito que a coisa que mais pode mudar uma vida, é a chegada de outra vida. Para a mulher, a mudança é radical: do corpo, da mente, da alma. Para a família inteira, a mudança vem na rotina, nas prioridades, e no amor que agora transborda. 


Algumas culturas acreditam que a gravidez é o ápice da feminilidade da mulher, e que o dom de gerar vida é o momento mais importante na vida de uma pessoa, de uma família. Algumas mulheres, durante essa fase, se sentem mais radiantes, fortes, femininas. Outras se sentem mais frágeis, vulneráveis. Algumas tem um processo de gravidez tranquilo e outras turbulentos. Mas uma coisa é unânime: é um momento único, diferente, e que merece ser registrado. 



A importância do ensaio de espera

O ensaio fotográfico desse momento, da espera por uma vida, é muito importante para contar a história do ser humaninho que está chegando desde o real começo. É importante, também, para a mulher poder reviver essa fase de sua vida, de seu corpo. 


Mas os benefícios não se limitam a vida da mãe e da família. Numa sociedade onde a gravidez ainda é um tabu, quando se romantiza demais, ou se naturaliza demais, os ensaios no estilo que eu fotografo, o lifestyle, é essencial para trazer para o cotidiano das pessoas a gestação como parte do todo.






O ensaio de espera lifestyle

Como eu já comentei algumas vezes aqui no blog e também em minhas redes sociais, a fotografia lifestyle é o estilo que escolhi para mostrar o meu trabalho, minha arte para o mundo! 


Lifestyle = estilo de vida. A ideia é retratar a vida como ela é, sem frufru, sem fantasia, sem sorrisos forçados. Um álbum que mostra o estilo de vida de uma família é atemporal: sempre poderá ser interpretado, de geração para geração.






O que compõe um ensaio de gestante?

Existem quatro coisas importantes que devem ser consideradas, pelo fotógrafo e pela cliente, na hora de fazer um ensaio de espera. Período da gestação, ambiente do ensaio, roupas da gestante e da família, poses e ângulos das fotos.


1 - O período ideal para fotografar uma grávida é no início do seu último trimestre, entre 28 e 32 semanas. Nesse período a barriga já está bem grandinha, mas a mulher ainda não está em sua fase mais inchada e também com muito desconforto. É essencial considerar isso para o conforto da mamãe.


2 - Ambiente do ensaio: como meu estilo é o lifestyle, o local que eu mais amo realizar o ensaio de espera é a própria casa da família. Para começar, porque poderemos realmente reproduzir seu dia a dia e as lembranças serão ainda mais vívidas. Outro motivo é porque a família fica mais à vontade. Outro motivo, ainda, é poder fotografar no quarto do bebê que está chegando, e usar roupinhas como acessórios no ensaio. 


3 - Roupa: confortável, que a mulher costuma usar no dia a dia. Não trabalho com fantasias de gestante, como aqueles vestidões, tecidos, etc. Não trabalho dessa forma justamente por esse estilo não retratar a vida real da grávida e da família. 


4 - Poses e ângulos das fotos: existem algumas fotos padrão que acabam compondo todo ensaio de gestante, por serem as mais tradicionais. Mas é importante procurar poses e ângulos diferentes. Eu utilizo muito os componentes da casa para proporcionar ângulos e poses diferentes, já que assim como a família, cada casa é única. 


Se você está no início da sua gestação, não deixe de marcar uma data para fazer esse registro tão importante.

Entre em contato comigo e vamos marcar um ensaio nesse estilo! 

Clique aqui para conversar comigo pelo WhatsApp. 

Beijos e até o próximo artigo!