Imagem capa - Saiba tudo sobre Ensaio de Família Lifestyle por Julie Campanholi
Ensaio de família

Saiba tudo sobre Ensaio de Família Lifestyle


Não é novo o costume de fazer registros da família. Antes mesmo da câmera fotográfica surgir, as famílias já faziam isso através das pinturas. A necessidade de eternizar nossos rostos para que se lembrem de nós após gerações, sempre existiu. Mas essa ideia evoluiu para a necessidade em rever momentos antigos, reviver sentimentos. Eternizar não só os rostos, mas as situações e as ocasiões. 

Depois da popularização da câmera passou a ser difícil não encontrar um álbum de fotos na casa de qualquer família. Dos aniversários, batizados, casamentos, books profissionais das crianças e tudo mais. 

Mas daí veio o smartphone, a câmera selfie e registrar os momentos se tornou parte do dia a dia de todos, crianças e adultos. Todos fotografam tudo, até prato de comida, não é mesmo?

Apesar disso ser maravilhoso, o que se perdeu nesse caminho foram as fotos profissionais, feitas com qualidade, impressas e enquadradas. As fotos espontâneas também foram ficando para trás, já que todos tiram as próprias fotos. 

Percebe como todo tendência é um ciclo que se repete de tempos em tempos? Na era dos selfies, os profissionais da fotografia voltaram a ficar em alta pela necessidade de fazer registros autênticos. 

Não foi diferente com a fotografia de família.As famílias perceberam a necessidade de fazer registros espontâneos e que contam suas histórias. 



Por que fazer?

Além de ser uma necessidade intrínseca em todas as pessoas, existem vários outros motivos para você e sua família investirem em contratar um profissional da fotografia para fazer um registro especial e atemporal de vocês.

O primeiro deles pesa mais nos pais: o tempo passa rápido e as crianças crescem mais rápido ainda. Todo mundo comenta isso mas você só se dá conta mesmo quando se torna pai/mãe também. 

Outro motivo cabe para todos os tipos de família: vocês poderão usar as fotos em diversas ocasiões especiais. Aniversários, casamentos, natal ou mesmo a decoração da casa.

E o que eu acho mais bonito, é que um dos papéis mais importantes da fotografia de família é possibilitar que todos possam reviver os bons sentimentos que existem entre as pessoas envolvidas, todo o amor, carinho e respeito. Em momentos difíceis é importante ter esses registros para todos saberem o quanto vale a pena vencer cada pequena barreira do dia a dia.


A fotografia lifestyle

Espontaneidade é a palavra que adjetiva a fotografia lifestyle. É por isso que é o estilo de fotografia mais procurado quando se trata de ensaio de família. 

O profissional da fotografia tem o dever de orientar a família, mas o que manda mesmo é “a vibe”, o clima da família e suas histórias. A ideia do ensaio lifestyle de família é registrar momentos de intimidade e rotina, fazendo cliques de sorrisos espontâneos, brincadeiras e interações. 





Dicas para a família

Algumas dicas podem te ajudar nesse processo de realizar um ensaio com sua família para tornar ele ainda mais especial. 


  • Converse com seu fotógrafo

É importante que a pessoa que vai registrar esse encontro conheça bem vocês, saibam suas preferências, costumes, hobbies. Entenda o que vocês querem com esse ensaio, o que vocês esperam. 


  • Pense na beleza do simples

Pense nos momentos simples do dia a dia que você vê beleza e importância, e conte para o fotógrafo te orientar como vocês podem reproduzir esses momentos. 


  • Não force poses e risadas

Ao invés de forçar poses e risadas, faça interações sinceras e brincadeiras que fazem parte da realidade de vocês. As risadas surgirão e o profissional terá capacidade de congelar cada sorriso.


  • Converse com as crianças antes

É importante que as crianças estejam conscientes do ensaio, de como vai ser, como devem se comportar. Assim não ficarão nervosas, irritadas ou surpresas. 





Dicas para fotógrafos

Se você é profissional da fotografia e acompanha meu conteúdo por aqui, também separei dicas para vocês, principalmente se você está iniciando essa jornada. 


  • Ajude na escolha dos locais

O lar da família pode ser a principal “locação”, mas vocês podem expandir para quintal, área, sacada ou varanda, parquinho do condomínio e espaços que também fazem parte do dia a dia de todos.


  • Sugira figurinos

Geralmente as famílias não sabem como devem se vestir e por isso é importantíssimo que você dê sugestões, como jeans e camiseta branca, roupas claras ou coloridas. 


  • Inclua hobbies

Converse com a família e descubra quais são os hobbies e costumes que podem ser reproduzidos durante uma tarde de ensaio. 





  • Inclua pets

É sempre bom lembrar que os pets também fazem parte da família e além de poderem, muitas vezes devem participar dos ensaio. 


Entre em contato comigo e peça seu orçamento! Clique aqui para conversar comigo pelo WhatsApp. 

Beijos e até o próximo artigo!