03/11/2021 às 11:53 Papo com Especialista

Dicas da especialista | como tirar fotos melhores com seu celular

48
2min de leitura

Eu amo compartilhar com vocês tudo que aprendi durante minha carreira de mais de 13 anos. Seja minha experiência com aniversários, batizados e eventos de forma geral, seja o que aprendi observando as centenas de famílias que conheci durante essa jornada. Tudo o que faz parte do universo de vocês, meus clientes, é a minha paixão!

Mas sabe o que mais eu posso compartilhar com vocês? Meu conhecimento técnico sobre fotografia. Mesmo sendo fotógrafa profissional, acredito que fotos nunca são demais! Hoje, todos temos uma câmera na mão (celular) e sentimos a necessidade de registrar cada momento de nossas vidas. 

É claro que as fotos que tiramos do celular, no dia a dia, não se comparam a um ensaio profissional feito por um profissional, mas isso não quer dizer que não podemos tirar as melhores fotos que podemos, não é?

Eu sempre digo para os meus clientes: te dou essas dicas para você tirar boas fotos quando não puder me chamar (risos).

Então, para esta semana, separei dicas essenciais que vão mudar totalmente a forma com que você tira foto no dia a dia. 


Comece pelo básico

Cada celular possui um hall de funcionalidades, inclusive em sua câmera. Você já testou todas as configurações que ela oferece? já leu sobre ela no guia de uso do seu celular? Hoje, muitas câmeras de smartphones oferecem até configuração de ISO, o que até pouco tempo atrás só encontrávamos em câmeras fotográficas.

Outra coisa básica, mas que muitos esquecem: limpar a lente. Por se tratar de celular, a lente fica exposta o tempo inteiro e qualquer sujeira pode diminuir a qualidade da foto.


Aprenda a enquadrar as fotos

Uma foto bem enquadrada chama muito mais atenção do que uma foto que não segue nenhum padrão de posicionamento. O primeiro passo para enquadrar suas fotos é ativar as linhas de grade da câmera. Com base nas linhas que vão aparecer na tela do seu celular, você pode posicionar a pessoa, objetos ou o próprio cenário. 

Essa grade chama-se regra dos terços, princípio da fotografia onde o espaço é dividido em terços. horizontais e verticais, totalizando assim nove quadrantes iguais. Os pontos onde as linhas se cruzam são os pontos mais interessantes do enquadramento, onde você deve posicionar seu “objeto” principal.

Não use o zoom

O zoom, na câmera do celular, na verdade é um recorte aproximado que, inevitavelmente, perderá qualidade. Se você estiver um pouco longe do objeto da foto, tire-a sem o zoom e depois utilize algum app de edição para fazer o recorte de aproximação. Garanto que suas fotos ficarão muito melhores!

Se inspire em técnicas profissionais

Aqui vai as dicas de ouro para suas fotos de celular ficarem incríveis:

  • Procure linhas na paisagem para compor a foto
  • Procure padrões e simetria
  • Abuse da luz natural
  • Aproveite os reflexos
  • Deixe sempre um espaço “em branco”
  • Teste ângulos diferentes

Pronto, agora é colocar a mão na massa!

Me marque na próxima foto que você tirar seguindo essas dicas, ok? @juliecampanholifotografia =]



03 Nov 2021

Dicas da especialista | como tirar fotos melhores com seu celular

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

25 de Abr de 2020

Papo com Especialista | saúde da criança durante a quarentena

08 de Mai de 2020

Papo com especialista | educação na quarentena

29 de Abr de 2020

Papo com Especialista | Alimentação durante a quarentena