25/06/2020 às 16:55

#FICAEMCASA | atividades e brincadeiras para entreter as crianças

285
4min de leitura

Home office, aulas suspensas, isolamento social, quarentena (para quem está doente) e por aí vai. A vida dos pais não anda fácil, não é mesmo?

Mas a tia Julie está aqui para ajudar como pode. No caso, é com dicas! 

Hoje vamos falar de brincadeiras para fazer em casa, tirar as crianças do tédio, ajudá-las a gastar energia e ainda se conectar mais com vocês, adultos. 

Vamos lá?

Caça ao tesouro

Crianças amam se surpreender. Brincar de caça ao tesouro é perfeito para deixar as crianças mais ativas, para desenvolver seu raciocínio lógico, memória e curiosidade. Existem várias formas de brincar de caça ao tesouro, algumas com maior grau de dificuldade para as crianças mais grandinhas.

Algumas ideias: você pode deixar várias pistas ou mesmo charadas espalhadas pela casa e conectadas entre si; pode espalhar os tesouros como um quebra cabeça para a criança conseguir juntar todos; pode desenhar um mapa da casa para a criança percorrer os locais. Enfim, tudo depende da sua criatividade e também da idade das crianças.

Contação de histórias

Quando falamos de atividades para entreter, quase sempre pensamos em algo para “ocupar” as crianças. Mas é sempre bom pontuar que parte dessas atividades devem ter o objetivo de conectar os pais com seus filhos. A contação de história é a mais antiga, tradicional e atemporal que existe. Toda criança ama ouvir, ou mesmo ler história ao lado de seus pais e se surpreender. 

Uma dica é assinar o Clube de Livros Leiturinha, onde você  recebe livros infantis periodicamente para cada fase de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. 

Stop!

As crianças são mais “grandinhas”? Que tal tirar do fundo do baú aquelas brincadeiras que você fazia na infância? Stop! é uma brincadeira simples, que só precisa de um papel e uma caneta. A ideia é testar a memória e os conhecimentos gerais dos jogadores. 

Os jogadores selecionam categorias e sorteiam uma letra. A cada rodada, precisa escrever uma palavra para cada categoria que tem a letra sorteada como inicial. O primeiro que terminar grita STOP. 

Artesanato

Colocar a mão na massa é sempre uma ótima opção para entreter, divertir, desenvolver habilidades cognitivas e motoras. 

Artesanato com palito de sorvete: dá pra construir muita coisa com palitos de picolé, como personagens e fantoches, casinha e móveis, quebra cabeça, brinquedos. No  Pinterest, a maior rede de ideias do mundo, você encontra milhares de ideias. Veja abaixo algumas ideias!

Massinhas e slime: dá pra fazer massinha de modelar e slime com ingredientes caseiros que, além de divertir a criança em todo o processo, não tem perigos de contaminação por ingredientes químicos, como é o caso dos industrializados.  Lá no destaque do meu Instagram tem receita de slime de glitter e de massinha para você seguir, clique aqui para conferir a dica!

Brinquedos com rolo de papel higiênico: além dos benefícios do próprio trabalho artesanal em si, ensinar as crianças o valor dos brinquedos recicláveis e simples faz parte da educação sustentável, em busca de um mundo melhor. Apenas com alguns recortes e tinta guache é possível criar lindos personagens. Veja:

Pintura

Crianças amam pintar, e geralmente isso pode se transformar em uma dor de cabeça para os pais. Quantas vezes suas paredes viraram verdadeiras telas de arte? (risos)

Mas tenho aqui duas ideias para deixar a criatividade da criança correr solta sem riscos de colorir a casa inteira. Olha só:

Pintura no box: como a tinta guache é a base de água, pode tranquilamente ser aplicada ao box/azulejo do banheiro. A criança pode se divertir enquanto toma banho, brinca na banheira e ainda “pinta o sete”. 

Pintura na caixa: Encontre uma caixa bem grande onde é possível que a criança entre dentro e pinte as “paredes” da caixa, como uma cabana personalizada. Os pequenos amam essas duas atividades. 

Jogos personalizados

Na Upendi você encontra jogos de memória e quebra-cabeça que podem ser totalmente personalizados com as fotos das crianças, família, amigos, personagens que eles gostam… enfim, é só soltar a criatividade.

Além de serem jogos lúdicos e ao mesmo tempo educativos, ajudam no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Não é incrível?

Pesca

Uma brincadeira artesanal que trabalha a paciência e a concentração dos pequenos. Basta pegar uma bacia ou balde, adicionar itens pequenos como tampinhas de garrafa, e incentivá-los a pescar os objetivos com uma colher, espátula, rede de aquário, etc. 

E para fechar esse artigo, uma lista de brincadeiras simples e super divertidas:

Cabana na sala;

Piquenique no quintal;

Balada em casa;

Concurso de dança;

Concurso de desenho;

Desfile de moda;

Mímica;

Imagem e ação.

*Este blog dedica-se a ajudar, orientar e entreter famílias, com a missão de tornar suas vidas mais leves, seguras e com muito, muito amor. Eu sou Julie Campanholi, fotógrafa de família e apaixonada pelo que faço. Conheça meu trabalho clicando aqui. 

25 Jun 2020

#FICAEMCASA | atividades e brincadeiras para entreter as crianças

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

atividades infantis brincadeiras brincadeiras educativas brincadeiras infantis brincadeiras lúdicas criança em casa ficaemcasa o que fazer em casa

Quem viu também curtiu

20 de Mar de 2020

A importância de brincar | Dia Mundial da Infância

18 de Jun de 2020

#ficaemcasa | filmes, séries e desenhos educativos

14 de Jan de 2022

Férias + pandemia: o que fazer com a criançada em casa