21/01/2022 às 21:04 Artigos

Manual de volta às aulas: dicas de como fazer a retomada ser mais leve

15
2min de leitura

A volta às aulas pode ser um desafio: tanto para os pais, quanto para as crianças. 

Para os pais, vem a preocupação dos reajustes da rotina da casa e da família. Para os pequenos, a ansiedade de ter novos coleguinhas, novas matérias, novos professores.

O time JCF fez uma pesquisa sobre o assunto, e conseguimos separar um Manual de Volta às Aulas pra vocês! São dicas para deixar esse retorno mais leve e menos desafiador para todos. 

Dica 1 - Conversar

A ansiedade dos pequenos pode se transformar em sentimentos negativos, como o medo. É importante criar um diálogo com eles e falar sobre o que eles estão sentido sobre a volta às aulas. Essa é uma ação simples, que pode fazer toda diferença. 

Dica 2 - Voltar aos poucos

O que torna a mudança de rotina mais desafiadora é a forma brusca que ela pode acontecer. Para evitar, vocês podem voltar a rotina aos poucos, ainda durante as férias. Aos poucos, retome o horário de acordar, os horários de refeição, de brincadeiras, de telas.

Dica 3 - Faça um checklist

Faça uma lista, pra vocês, sobre o que precisa ser feito antes da retomada das aulas. Coisas burocráticas, compra de materiais, consultas médicas que precisa marcar, datas de reuniões, etc.

Dica 4 - Arrume o cantinho de estudo

Junto com a criança, organize o material de estudo antigo, separe o que será doado ou o que irá para a reciclagem, e deixe somente o que vai usar daqui pra frente a vista dela. Isso irá ajudá-la a se empolgar e sentir aquela ansiedade boa que sabemos bem como é.

Dica 5 - Repasse a nova rotina com ela

Apesar de você já estar retomando a rotina aos poucos, é importante colocar no papel, ou num quadro, como será a nova rotina para que ela possa se preparar também do jeito dela.

Dica 6 - Escolha um bom livro para ler até o fim das férias

Para que a criança retome o hábito de ler, mas sem forçar a barra com conteúdo didático, escolha um livro gostoso e divertido de ler e dê a meta de ler até o dia anterior da volta às aulas. 

E aí, gostou das dicas?

Me siga no Instagram para não perder nenhum conteúdo! Clique aqui.


21 Jan 2022

Manual de volta às aulas: dicas de como fazer a retomada ser mais leve

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aulas 2022 dicas para volta as aulas volta as aulas

Quem viu também curtiu

06 de Jan de 2022

Frases para legendas suas fotos de gestante 

24 de Nov de 2023

Tendências para Festa Infantil em 2024 

16 de Abr de 2020

10 livros para pais de primeira viagem… ou não