08/12/2021 às 21:22

Fotografia de festa infantil: tradicional x lifestyle

139
3min de leitura

Eu sou suspeita pra falar, mas existe um universo inteiro dentro da fotografia! Você, cliente final, pessoa que contrata o fotógrafo para fazer registros da sua família, festa, evento… dificilmente se preocupa em perguntar o estilo de fotografia que o profissional possui, acertei?

Mas é muito importante conhecer os estilos de fotografia para, além de analisar o portfólio do fotógrafo (onde ele expõe somente as melhores as melhores), você possa ter certeza de que se identifica com o estilo dele trabalhar. 

Eu, por exemplo, sou fotógrafa de família, e sigo o estilo lifestyle de fotografar. Esse estilo costuma ser mais evidente quando falamos de ensaios de família, de casal, ensaio de gestante… mas é um pouco mais difícil falar sobre suas características na FESTA INFANTIL, segmento que eu mais atuo. E é por isso que esse é o tema do artigo desta semana =]

Festa infantil: fotografia tradicional

Vamos começar falando do que o estilo lifestyle tem de diferente e de semelhante com as fotografias tradicionais de festa infantil. 

Na cobertura tradicional de um aniversário, o fotógrafo começa o trabalho na entrada do local da festa registrando a chegada dos convidados. Eles se posicionam em um local pré-determinado e fazem pose tradicional para tirar a primeira foto da festa. 

Quando falo “tradicional”, o que deve vir a sua mente é “pessoas retas, lado a lado, sorrindo forçadamente para a câmera enquanto o fotógrafo fala ‘x’”. 

Fotos assim são feitas no meu trabalho também, pois é importantíssimo fazer fotos da família no estilo "porta-retrato" e também dos principais convidados. Então, separo um momento da festa para chamar a família e fazer essas fotos. Mas, essas fotos não são o foco total da cobertura.

Já algumas regras na fotografia tradicional também se aplica na lifestyle, como a fotografia do cenário, da mesa do bolo, dos docinhos e dos detalhes que fazem daquela festa única.

Também é como no trabalho tradicional que o fotógrafo passe em todas as mesas dos convidados fazendo fotos deles sentados e sorrindo, o que no lifestyle é feito com foco nos principais convidados e com a participação do aniversariante, sempre.

Festa infantil: fotografia lifestyle

A fotografia lifestyle tem como objetivo principal registrar o que tem de mais verdadeiro numa cena. Dessa maneira, a gente evita “dirigir” as pessoas que estão ali, dizendo como devem se posicionar e se expressar. O que fazemos é sugerir mudanças apenas para melhorar a luz da foto, ou o enquadramento, mas nada que interfira no momento que está sendo vivido ali.

No decorrer da festa, procuramos “seguir” o pequeno aniversariante para registrar como está sendo sua experiência naquele evento que foi criado todo pra ele. Para tirar fotos da família toda, sugerimos que todos interajam, brinquem, conversem, para que possamos criar verdadeiras memórias daquele momento. 

Tudo isso vai resultar em um verdadeiro registro de momentos, situações, sentimentos e emoções. Perfeito para poder reviver a festa sempre que for folhear o álbum ;)

Mas é claro, as principais fotos tradicionais não podem faltar e, por isso, fazem parte do lifestyle também!

Gostou do meu trabalho? Entre em contato comigo por aqui! 

08 Dez 2021

Fotografia de festa infantil: tradicional x lifestyle

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL