20/10/2021 às 19:15 Pós-pandemia

A volta das festas e comemorações: cuidados para tomar

19
3min de leitura

O setor de eventos está retomando suas atividades após o pior período pandêmico que vivenciamos no Brasil. Hoje, com mais de 80% da população adulta vacinada contra o Coronavírus em São Paulo, e mais de 60% da população geral, começamos a sentir mais confiança em voltar a comemorar os importantes momentos de nossas vidas.

Mas é importante lembrar que a pandemia não acabou, muitas pessoas ainda são vítimas dessa doença todos os dias e, por isso, ainda devemos seguir os protocolos de segurança pelo bem de todos.

Também vale ressaltar que a vacina não evita a proliferação do vírus, mas sim evita que os sintomas sejam graves. Ou seja, ainda podemos nos contaminar, transmitir e, em casos dos grupos de risco, a vacina pode não ser tão eficaz.

No artigo desta semana, vamos listar quais são as atitudes que o setor de eventos vem tomando para poder voltar a atividade com segurança.

LOTAÇÃO

O ideal, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, é que se mantenha o distanciamento social de pelo menos 1 metro.

Desse modo, indiferente da lei que impõe uma porcentagem máxima para lotação de um ambiente (lei essa que pode mudar de cidade para cidade), é preciso ter em mente que os convidados devem manter essa distância.

O que se tem feito é priorizar a organização dos convidados da mesma família por mesa, para que o distanciamento seja feito entre as mesas, espaços de locomoção e ambientes coletivos.

USO DE MÁSCARA

É proibido permanecer em locais públicos e coletivos sem máscara. O ideal é que você indique essa condição já no convite do evento, para que não haja chateações na entrada do local.

Assim como em restaurantes, o convidado pode tirar a máscara para comer, considerando que ele estará apenas entre pessoas que já convive no dia a dia e ainda a 1 metro de distância dos outros convidados. Entretanto, após finalizar cada refeição, deve colocar novamente a máscara.

PROIBIÇÃO DA ENTRADA DE PESSOAS COM SINTOMAS

Outra observação que pode ser inserida já no convite é: "se estiver com sintomas gripais, por favor, fique em casa".

Muitas pessoas só fazem o isolamento quando testam positivo para covid-19, o que é errado. Simples sintomas gripais já podem comprometer a saúde de pessoas de grupos de risco e, por isso, é essencial deixar essa regra clara para os convidados.

Os locais onde ocorrem os eventos também costumam medir a temperatura dos convidados na entrada.

CUIDADOS NA REFEIÇÃO

O mais indicado é que os eventos sirvam pratos individuais aos convidados. No caso de self service, é preciso ter os mesmos cuidados que os restaurantes seguem: higienização com álcool, uso de luva descartável e distanciamento.

ÁLCOOL PARA HIGIENIZAÇÃO CONSTANTE

É preciso dispor de álcool em gel 70 nas mesas e em locais coletivos, como balcão e mesa de doces, para que os convidados possam manter a higienização constante.

PREFIRA LOCAIS AO AR LIVRE

Passando de tendência para necessidade, os eventos realizados em ambientes abertos é a melhor opção para esse momento em que vivemos.

CUIDADO NA CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Por último, mas não menos importante: certifique-se de que os profissionais contratados sigam essas mesmas regras, tendo consciência e cuidados no exercer de sua atividade.

Por exemplo: já publiquei no meu instagram como eu higienizo todos os equipamentos, roupa e acessórios, antes de ir fotografar um evento, além de fazer o uso da máscara o tempo inteiro e manter a higienização ao tocar no ambiente.

Se todos fizerem a sua parte, passaremos por isso mais rápido 🙏

20 Out 2021

A volta das festas e comemorações: cuidados para tomar

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Oii! Vamos conversar?
Logo do Whatsapp