20/03/2020 às 13:00 Artigos

A importância de brincar | Dia Mundial da Infância

532
3min de leitura

Dia 21 de março é o Dia Mundial da Infância. Você sabe porque essa data existe?

A data foi criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o intuito de conscientizar pais, responsáveis e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.

Para boa parte dos pais, essa importância pode parecer óbvia. Mas não é uma realidade para algumas culturas, classes sociais e governos (sejam municipais, estaduais ou federais).

Eu não sou mãe, mas tenho sobrinhos e convivo com crianças diariamente no meu trabalho de fotografia infantil e de família. Entendo a importância dessa data e tenho pra mim que todos devemos ter essa consciência e assumir papéis importantes na educação das próximas gerações. Por isso, quero dedicar o conteúdo do blog dessa semana para esse assunto tão importante. 

Para começar nossa reflexão, o significado literal da palavra “infância”: período do desenvolvimento do ser humano, que vai do nascimento ao início da adolescência.

A palavra “desenvolvimento” é a chave para entendermos como é importante focar nas crianças. Tudo o que vivemos nesse período da vida ditam nossa personalidade, capacidade cognitiva e comportamentos.

A educação na infância

A educação é a forma de alcançar o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. É papel do Estado oferecer a educação básica, mas no que tange todo o resto, o papel são dos adultos da vida das crianças.

Não é só sair ensinando matemática em inglês. Quando falamos de desenvolvimento também falamos de música, dança, leitura, esportes. Falamos de inteligência emocional e tecnologias. 

Educamos em cada conversa, interação, bronca, lição, tarefa doméstica e escolar. Educamos quando falamos com outros adultos na frente das crianças, quando fazemos boas ações e ajudamos o próximo. 

Acho bacana a perspectiva de que todos devem aprender a educar, estudando temas de pedagogia e psicologia e aplicando os aprendizados na educação das crianças. Assim como qualquer profissão, também se aprende a ser educador (seja como pai, ou professor).

Esse artigo da Abril tem uma lista de livros indispensáveis para pais de primeiras viagem: clique aqui para ver a lista

A importância de brincar

Brincar ainda é a forma mais saudável de aprender. É a partir das brincadeiras clássicas e interativas que as crianças aprendem a se socializar, a lidar com emoções, raciocinar e buscar soluções para problemas, desenvolver a criatividade e imaginação. Tudo isso reflete intensamente na formação comportamental da criança.

Muitas brincadeiras também servem para ensinar valores e criar consciência em temas específicos. Ensinam a dividir e compartilhar, a respeitar regras, ter empatia. 

Tem muito conteúdo na internet sobre brincadeiras para crianças. 

>> A OMO listou as melhores brincadeiras antigas (clique aqui para ler). 

>> O blog da leiturinha elencou 14 brincadeiras para fazer dentro de casa (clique aqui para conferir).

>> Quer se aprofundar nas brincadeiras? Tem uma lista com 100 brincadeiras para ensinar e aprender ao mesmo tempo! (clique aqui para ver).  

Os desafios modernos 

Acredito que a data é importante para refletirmos sobre os novos desafios. Muitas coisas mudaram desde quando nós fomos crianças, e fica mais difícil lidar com realidades que não foram as nossas. 

O vício nas tecnologias, por exemplo, como em games, redes sociais e na própria internet, tem afetado o desenvolvimento social e de aprendizado nas escolas.

Os problemas de saúde causados pelo uso do celular é a grande preocupação dos profissionais da saúde, que preveem uma geração com sérios problemas na coluna.

Também há o nosso papel desafiador em cuidar do meio ambiente, promover mudanças de consumo e sustentabilidade para que haja futuro para novas gerações. 

>> Também na internet, você pode encontrar muito apoio e informação para lidar com esses desafios, como é o caso da Escola da Inteligência que promove muito conteúdo grátis. 

Espero que todo esse conteúdo e sugestões te ajude na missão mais importante que existe: educar e desenvolver o ser humano. <3

20 Mar 2020

A importância de brincar | Dia Mundial da Infância

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

brincadeiras brincadeiras de crianças criança dia mundial da infância educação infantil infância infantil

Quem viu também curtiu

06 de Jan de 2022

Frases para legendas suas fotos de gestante 

24 de Nov de 2023

Tendências para Festa Infantil em 2024 

16 de Abr de 2020

10 livros para pais de primeira viagem… ou não