Imagem capa - Carnaval 2020 | dicas e agenda para curtir com as crianças! por Julie Campanholi
Para mamães

Carnaval 2020 | dicas e agenda para curtir com as crianças!

O carnaval se reinventou durante toda sua jornada e hoje é a comemoração mais eclética que existe na cultura brasileira. Tem para todos os gostos musicais, crenças e credos, culturas e costumes e tipos de festa. 

Tanto que não existem mais desculpas para quem tem crianças e deixam de curtir o feriado mais festivo do ano. Tem centenas de opções de matinês e festas de diferentes tipos e em diferentes lugares para crianças, principalmente aqui em São Paulo. 

Então, leia todo o artigo e faça um carnaval super divertido com a família. Programe-se, se prepare bem, siga todas as dicas, anote a agenda e aproveite ao máximo!



Dicas para aproveitar o carnaval com crianças


1 - Cuidado na escolha da fantasia 

O que torna o carnaval mais divertido sem dúvida são as fantasias. Mas quando falamos de crianças, a fantasia precisa ser escolhida a dedo para alegrar a criança e proporcionar conforto na folia. Pense em tecidos leves e flexíveis. 


2 - Cuidados com a alimentação

A alimentação antes da folia é muito importante para garantir o bem-estar da criança. Prefira alimentos leves e com pouca gordura, e muito líquido. Vale levar frutas na bolsa para evitar comprar “besteira” na rua.


3 - Fique atento à previsão do tempo

Vai chover, vai fazer calor, vai fazer frio? Pense sempre na previsão do tempo para o local que você vai na hora de preparar a mochila. 


4 - Cuidados com a saúde

Carregue sempre mais de uma garrafinha de água, frutas e protetor solar para repor durante o dia. 


5 - Segurança 

Imprevistos acontecem e as crianças podem sumir de vista, mesmo que por alguns segundos. Sempre bom prevenir identificando a criança de alguma forma, como uma etiqueta na roupa, na bolsa, um crachá pequeno no pescoço ou uma pulseira com informações para contato. 



Agenda de carnaval 2020 em SP

A SP Diversões, local de lazer e jogos para crianças e família que fica no Butantã, preparou uma programação exclusiva para o carnaval e com uma super promoção: crianças fantasiadas não pagam para entrar. Vai rolar do dia 22 à 25 de fevereiro. 


Na mesma região, a Vila Butantã, centro de compras e lazer para toda a família, também preparou uma programação completa e gratuita de carnaval para a criançada, que vai do dia 22 à 25 de fevereiro das 13h às 18h. 


Já o centro cultural mais famoso de São Paulo, o SESC, terá festividades em muitas unidades. São centenas de programas e opções de shows e eventos e você pode procurar a programação da unidade mais próxima de vocês no site do próprio SESC São Paulo


Para famílias que preferem um programa em local fechado, o Shopping Cidade Jardim também tem uma agenda super bacana de carnaval voltada para os pequenos. Confira a programação completa clicando aqui



Um breve resumo sobre a origem de carnaval 

As comemorações ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, começando no sábado e estendendo-se até a Terça-feira de Carnaval.

As celebrações carnavalescas terminam na Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma — período de 40 dias que segue até a Sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.

O carnaval como conhecemos hoje foi na verdade uma adaptação de uma festa pagã muito antiga, que reverenciava a deusa da fertilidade Afrodite. Na tentativa falha de extinguir a festa, a igreja católica determinou o feriado como uma festa “pré-quaresma”, para que os fiéis se “despeçam” da carne antes de passar pelo período de jejum que antecede a páscoa. 

Com o tempo esse objetivo também se perdeu, tornando-se uma festa que reverencia a cultura de cada local. Não é á toa que temos diferentes comemorações em cada estado do Brasil. Cada comunidade personaliza a festividade com suas tradições e ícones da cultura regional.  Então, aproveite essa data para reafirmar a cultura local, folclore e costumes brasileiros para seus filhos!