Imagem capa - Férias com crianças - o que fazer?  por Julie Campanholi
Artigos

Férias com crianças - o que fazer?


Passaram-se as festas de final e começo de ano, mas as férias da criançada ainda não acabaram, né? 

São muitas tarefas difíceis que os papais precisam assumir nesse período. Cuidar, entreter, vigiar, e equilibrar isso com o trabalho e tarefas diárias torna esse período interminável. Até mesmo dormir se torna um desafio, quando as crianças não gastaram muita energia durante o dia. 

Mas então, o que fazer para não se descabelar? Calma que a tia Julie aqui preparou muito conteúdo sobre FÉRIAS COM CRIANÇAS!

 

Atividades para fazer em família - pais e filhos

É muito bom aproveitar as férias para passar mais tempo de qualidade em família, tarefa que no período escolar se torna mais difícil. Brincadeiras artesanais e jogos intelectuais são perfeitos para promover união familiar. Confira abaixo algumas ideias!

1 - Mão na massa: fazer slime e massinha em casa

Criança adora se sujar de ingredientes na cozinha e fazer surgir coisas que antes só conhecia na prateleira da loja de brinquedos. 

Existem muitas receitas caseiras para fazer slime (amoeba, geleca) e até massinha de modelar. Separei para vocês 1 receita de cada para vocês começarem as brincadeiras!


Slime de Glitter

Você vai precisar de: 01 bacia, 03 colas brancas, água morna e bicarbonato, espuma de barbear, água boricada e glitter.

Modo de fazer:

Coloque na bacia as 3 colas.

Dilua o bicarbonato na água morna e acrescente uma colher de sopa desta mistura na bacia.

Acrescente a espuma de barbear e misture.

Coloque a água boricada e mexa.

Coloque glitter.





Massinha de modelar

Você vai precisar de: 01 vasilha, 01 xícara de sal, 04 xícaras de farinha de trigo, 01 xícara e meia de água, 03 colheres de sopa de óleo, corante alimentício. 

Modo de fazer:

Misture na vasilha a farinha e sal.

Adicione a água e o óleo. 

Vai adicionando farinha caso fique mole, ou adicionando água caso fique seco.

Adicione o corante, ou suco em pó. 


2 - Jogos de tabuleiro

Você encontra jogos de tabuleiro para todas as faixas etárias, de temas infinitos que podem divertir a família inteira sem esforço. 

Jogo da Vida, Banco Imobiliário, Academia, Cara a Cara, Detetive, Imagem e Ação, Desafino, Quest, Batalha Naval. Esses são os jogos clássicos que entretém as famílias há décadas. Vocês só precisam de um pequeno espaço, como o chão da sala, salgadinhos e tá pronta a diversão. 


3 - Sessão cinema 

Feche as cortinas, jogue as almofadas no tapete, pegue um cobertor aconchegante, prepare a pipoca e escolha um super filme. Junte as crianças e curta a noite de uma maneira diferente. Essa ideia é boa não só para as férias, vocês podem fazer isso no meio da semana em qualquer época do ano para criar uma tradição familiar e dar manutenção na união de vocês. 


Atividades para fazer com os amiguinhos

O desafio de enfrentar as férias escolares não é só de vocês, acredite. Olhe em volta e veja que muitos amigos que também são pais também estão se virando nos 30. Que tal juntar forças e fazer a garotada gastar energia de uma só vez? 

Vocês podem revezar semanalmente os locais para fazer as atividades, assim não sobrecarrega só uma casa. Ainda podem escolher lugares públicos, como praças e parques da cidade. 

Mas o que fazer? Confira só essa lista enorme de atividades que vocês podem fazer!

1 - Campeonato de desenhar e pintar

2 - Acampar no jardim

3 - Piquenique 

4 - Estátua

5 - Mímica

6 - Imagem e Ação para crianças

7 - Balada na sala

8 - Noite do pijama

9 - Caça tesouro na praça





10 - Banho de mangueira

11 - Noite de contação de histórias

12 - Desfile de moda

13 - Bolhas de sabão

14 - Vôlei/queimada

15 - Criar um diário de férias

16 - Feira de ciências/artes

17 - Jardinagem

18 - Aula de dança


Viajar com crianças nas férias - dicas

Viajar nas férias com crianças requer ficar atento à alguns detalhes. É importante que a viagem não dure muitos dias, pois as crianças se cansam e se entediam muito rápido. Para quem tem crianças, então, vale mais a pena fazer várias viagens pequenas do que uma só viagem no ano. 

Outro fator é o conforto da viagem e estrutura do local. Viajar para locais perto, por exemplo, torna a viagem menos cansativa para os pequenos. Como vocês, que acompanham meu conteúdo aqui no blog, são a maioria de São Paulo, separei aqui algumas dicas para quem está nessa região. 

- Cruzeiro: existem muitas opções de cruzeiro que duram de 4 a 8 dias com partida de Santos e roteiro pela costa brasileira. É diversão garantida para crianças e adultos. O cruzeiro tem toda estrutura necessária para comportar crianças de todas as idades, além de ter ambientes de recreação próprios para eles;

- Resort: tanto no interior do estado quanto no litoral norte você encontra muitas opções de resorts que também garantem diversão para todas as idades e estrutura perfeita para crianças. Segurança, sol e água, e ao mesmo tempo vários ambientes para desfrutar; 

- Hotel fazenda: que tal aproveitar a viagem para aproximar as crianças da natureza? O interior de São Paulo é rico em paisagens rurais e hotéis fazenda com muitas atividades diferentes para toda a família. Passeio a cavalo, alimentar os patos no lago, fazer trilha, visitar cachoeiras, andar de bicicleta. 



Gostou das dicas? 

Me siga no Instagram para acompanhar mais conteúdo exclusivo para vocês, papais e mamães.