19/02/2020 às 23:30

Carnaval 2020 | dicas e agenda para curtir com as crianças!

276
3min de leitura

O carnaval se reinventou durante toda sua jornada e hoje é a comemoração mais eclética que existe na cultura brasileira. Tem para todos os gostos musicais, crenças e credos, culturas e costumes e tipos de festa. 

Tanto que não existem mais desculpas para quem tem crianças e deixam de curtir o feriado mais festivo do ano. Tem centenas de opções de matinês e festas de diferentes tipos e em diferentes lugares para crianças, principalmente aqui em São Paulo. 

Então, leia todo o artigo e faça um carnaval super divertido com a família. Programe-se, se prepare bem, siga todas as dicas, anote a agenda e aproveite ao máximo!

Dicas para aproveitar o carnaval com crianças

1 - Cuidado na escolha da fantasia 

O que torna o carnaval mais divertido sem dúvida são as fantasias. Mas quando falamos de crianças, a fantasia precisa ser escolhida a dedo para alegrar a criança e proporcionar conforto na folia. Pense em tecidos leves e flexíveis. 

2 - Cuidados com a alimentação

A alimentação antes da folia é muito importante para garantir o bem-estar da criança. Prefira alimentos leves e com pouca gordura, e muito líquido. Vale levar frutas na bolsa para evitar comprar “besteira” na rua.

3 - Fique atento à previsão do tempo

Vai chover, vai fazer calor, vai fazer frio? Pense sempre na previsão do tempo para o local que você vai na hora de preparar a mochila. 

4 - Cuidados com a saúde

Carregue sempre mais de uma garrafinha de água, frutas e protetor solar para repor durante o dia. 

5 - Segurança 

Imprevistos acontecem e as crianças podem sumir de vista, mesmo que por alguns segundos. Sempre bom prevenir identificando a criança de alguma forma, como uma etiqueta na roupa, na bolsa, um crachá pequeno no pescoço ou uma pulseira com informações para contato. 

Agenda de carnaval 2020 em SP

A SP Diversões, local de lazer e jogos para crianças e família que fica no Butantã, preparou uma programação exclusiva para o carnaval e com uma super promoção: crianças fantasiadas não pagam para entrar. Vai rolar do dia 22 à 25 de fevereiro. 

Na mesma região, a Vila Butantã, centro de compras e lazer para toda a família, também preparou uma programação completa e gratuita de carnaval para a criançada, que vai do dia 22 à 25 de fevereiro das 13h às 18h. 

Já o centro cultural mais famoso de São Paulo, o SESC, terá festividades em muitas unidades. São centenas de programas e opções de shows e eventos e você pode procurar a programação da unidade mais próxima de vocês no site do próprio SESC São Paulo

Para famílias que preferem um programa em local fechado, o Shopping Cidade Jardim também tem uma agenda super bacana de carnaval voltada para os pequenos. Confira a programação completa clicando aqui

Um breve resumo sobre a origem de carnaval 

As comemorações ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, começando no sábado e estendendo-se até a Terça-feira de Carnaval.

As celebrações carnavalescas terminam na Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma — período de 40 dias que segue até a Sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.

O carnaval como conhecemos hoje foi na verdade uma adaptação de uma festa pagã muito antiga, que reverenciava a deusa da fertilidade Afrodite. Na tentativa falha de extinguir a festa, a igreja católica determinou o feriado como uma festa “pré-quaresma”, para que os fiéis se “despeçam” da carne antes de passar pelo período de jejum que antecede a páscoa. 

Com o tempo esse objetivo também se perdeu, tornando-se uma festa que reverencia a cultura de cada local. Não é á toa que temos diferentes comemorações em cada estado do Brasil. Cada comunidade personaliza a festividade com suas tradições e ícones da cultura regional.  Então, aproveite essa data para reafirmar a cultura local, folclore e costumes brasileiros para seus filhos! 

19 Fev 2020

Carnaval 2020 | dicas e agenda para curtir com as crianças!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

carnaval carnaval com crianças carnaval em são paulo carnaval para crianças carnaval para crianças em são paulo dicas carnaval com crianças dicas carnaval para mães