15/01/2020 às 12:26 Artigos

Férias com crianças - o que fazer?

335
4min de leitura

Passaram-se as festas de final e começo de ano, mas as férias da criançada ainda não acabaram, né? 

São muitas tarefas difíceis que os papais precisam assumir nesse período. Cuidar, entreter, vigiar, e equilibrar isso com o trabalho e tarefas diárias torna esse período interminável. Até mesmo dormir se torna um desafio, quando as crianças não gastaram muita energia durante o dia. 

Mas então, o que fazer para não se descabelar? Calma que a tia Julie aqui preparou muito conteúdo sobre FÉRIAS COM CRIANÇAS!

Atividades para fazer em família - pais e filhos

É muito bom aproveitar as férias para passar mais tempo de qualidade em família, tarefa que no período escolar se torna mais difícil. Brincadeiras artesanais e jogos intelectuais são perfeitos para promover união familiar. Confira abaixo algumas ideias!

1 - Mão na massa: fazer slime e massinha em casa

Criança adora se sujar de ingredientes na cozinha e fazer surgir coisas que antes só conhecia na prateleira da loja de brinquedos. 

Existem muitas receitas caseiras para fazer slime (amoeba, geleca) e até massinha de modelar. Separei para vocês 1 receita de cada para vocês começarem as brincadeiras!

Slime de Glitter

Você vai precisar de: 01 bacia, 03 colas brancas, água morna e bicarbonato, espuma de barbear, água boricada e glitter.

Modo de fazer:

Coloque na bacia as 3 colas.

Dilua o bicarbonato na água morna e acrescente uma colher de sopa desta mistura na bacia.

Acrescente a espuma de barbear e misture.

Coloque a água boricada e mexa.

Coloque glitter.

Massinha de modelar

Você vai precisar de: 01 vasilha, 01 xícara de sal, 04 xícaras de farinha de trigo, 01 xícara e meia de água, 03 colheres de sopa de óleo, corante alimentício. 

Modo de fazer:

Misture na vasilha a farinha e sal.

Adicione a água e o óleo. 

Vai adicionando farinha caso fique mole, ou adicionando água caso fique seco.

Adicione o corante, ou suco em pó. 

2 - Jogos de tabuleiro

Você encontra jogos de tabuleiro para todas as faixas etárias, de temas infinitos que podem divertir a família inteira sem esforço. 

Jogo da Vida, Banco Imobiliário, Academia, Cara a Cara, Detetive, Imagem e Ação, Desafino, Quest, Batalha Naval. Esses são os jogos clássicos que entretém as famílias há décadas. Vocês só precisam de um pequeno espaço, como o chão da sala, salgadinhos e tá pronta a diversão. 

3 - Sessão cinema 

Feche as cortinas, jogue as almofadas no tapete, pegue um cobertor aconchegante, prepare a pipoca e escolha um super filme. Junte as crianças e curta a noite de uma maneira diferente. Essa ideia é boa não só para as férias, vocês podem fazer isso no meio da semana em qualquer época do ano para criar uma tradição familiar e dar manutenção na união de vocês. 

Atividades para fazer com os amiguinhos

O desafio de enfrentar as férias escolares não é só de vocês, acredite. Olhe em volta e veja que muitos amigos que também são pais também estão se virando nos 30. Que tal juntar forças e fazer a garotada gastar energia de uma só vez? 

Vocês podem revezar semanalmente os locais para fazer as atividades, assim não sobrecarrega só uma casa. Ainda podem escolher lugares públicos, como praças e parques da cidade. 

Mas o que fazer? Confira só essa lista enorme de atividades que vocês podem fazer!

1 - Campeonato de desenhar e pintar

2 - Acampar no jardim

3 - Piquenique 

4 - Estátua

5 - Mímica

6 - Imagem e Ação para crianças

7 - Balada na sala

8 - Noite do pijama

9 - Caça tesouro na praça

10 - Banho de mangueira

11 - Noite de contação de histórias

12 - Desfile de moda

13 - Bolhas de sabão

14 - Vôlei/queimada

15 - Criar um diário de férias

16 - Feira de ciências/artes

17 - Jardinagem

18 - Aula de dança

Viajar com crianças nas férias - dicas

Viajar nas férias com crianças requer ficar atento à alguns detalhes. É importante que a viagem não dure muitos dias, pois as crianças se cansam e se entediam muito rápido. Para quem tem crianças, então, vale mais a pena fazer várias viagens pequenas do que uma só viagem no ano. 

Outro fator é o conforto da viagem e estrutura do local. Viajar para locais perto, por exemplo, torna a viagem menos cansativa para os pequenos. Como vocês, que acompanham meu conteúdo aqui no blog, são a maioria de São Paulo, separei aqui algumas dicas para quem está nessa região. 

- Cruzeiro: existem muitas opções de cruzeiro que duram de 4 a 8 dias com partida de Santos e roteiro pela costa brasileira. É diversão garantida para crianças e adultos. O cruzeiro tem toda estrutura necessária para comportar crianças de todas as idades, além de ter ambientes de recreação próprios para eles;

- Resort: tanto no interior do estado quanto no litoral norte você encontra muitas opções de resorts que também garantem diversão para todas as idades e estrutura perfeita para crianças. Segurança, sol e água, e ao mesmo tempo vários ambientes para desfrutar; 

- Hotel fazenda: que tal aproveitar a viagem para aproximar as crianças da natureza? O interior de São Paulo é rico em paisagens rurais e hotéis fazenda com muitas atividades diferentes para toda a família. Passeio a cavalo, alimentar os patos no lago, fazer trilha, visitar cachoeiras, andar de bicicleta. 

Gostou das dicas? 

Me siga no Instagram para acompanhar mais conteúdo exclusivo para vocês, papais e mamães. 

15 Jan 2020

Férias com crianças - o que fazer?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

férias ferias com crianças ferias de crianças férias dos filhos ferias em familia ferias escolares o que fazer nas férias

Quem viu também curtiu

06 de Jan de 2022

Frases para legendas suas fotos de gestante 

24 de Nov de 2023

Tendências para Festa Infantil em 2024 

16 de Abr de 2020

10 livros para pais de primeira viagem… ou não